Marcos Campos

Nascido no estado do Rio Grande do Sul no ano de 1980, atualmente Marcos Campos reside em Santa Catarina, a fotografia sempre esteve presente em sua vida e é dela que vive atualmente. Publicitário por formação e fotógrafo por opção, a fotografia como trabalho surgiu em meados de 2003 quando começou a realizar alguns trabalhos fotográficos que rapidamente tornaram-se profissão e uma forma de sair de uma rotina diária, por meio da fotografia consegue estar inserido em diversos assuntos a cada dia, absorvendo informação e transpirando inspiração.

Mas apontar as lentes, com e para objetivos pré definidos, nem sempre lhe da margem para expressão de uma olhar autoral, algo onde uma imagem fale mais que simplesmente registrar o que precisa ser registrado.
Devido a essa inquietação da criatividade, natural no ser humano quando tomado de informações, se aventurou com muito sucesso em processos alternativos de fotografar, um exemplo a técnica Pinhole que lhe rendeu excelentes oportunidades e que continua a dar muito resultado. Buscar formas de ver, interpretar e expressar o ambiente ao seu redor, são formas de grafar o pensamento.

Mas a vontade de apresentar o mundo do seu ponto de vista era maior e então a arte começou a tomar forma com fotografias mais elaboradas, desde seu esboço em papel, passando pela captação estudiosa da luz, um resultado primoroso da expressão artística, que para muitos vai além do real beirando o surreal, assim dando margem para que o espectador adentre a cena por meio da observação atenciosa e apurada do olhar de quem se identifica com o trabalho de Marcos. A fotografia livre do documental e livre do registro por si só, vem captar de forma espetacular o que o artísta busca, e essa busca desembarca na Fineart uma forma criteriosa de lidar com a imagem, seja no cuidado da impressão, seja no requinte do suporte ou seja na vontade de unir tudo em uma obra que poderá permear por séculos e adentrar o universo da arte. Assim o autor encontra a forma perfeita de se expressar artisticamente, apresentar sua arte e com ela abrir novos horizontes dando saída para o olhar autoral por meio de ampliações assinadas e numeradas de próprio punho.

Exposições

07/2005 Participação na exposição coletiva "Mostra Fotográfica Integre-se" durante a semana de comunicação da Faculdade IES em São José/SC.

07/2006 Exposição individual "Mostra Fotográfica Integre-se" durante a semana de comunicação da Faculdade IES em São José/SC.

03 e 11/2008 Participação nas exposições coletivas "II e III Varal Fotográfico de Belo Horizonte" com fotografias pinholes em Belo Horizonte/MG.

05/2009 Participação na exposição coletiva "I Mostra Internacional de Fotografia Pinhole" em Florianópolis/SC.

06/2009 Participação na exposição coletiva "IV Varal Fotográfico de Belo Horizonte" com fotografias pinholes em Belo Horizonte/MG.

08/2009 Participação na exposição dos vencedores do II Concurso Nacional de Fotografia Consigo a Melhor Imagem - em São Paulo/SP.

08/2010 Exposição individual "Transformação - Um Passeio Pelo Buraco da Agulha" em São José/SC.

Premiações

2009 Menção honrosa no II Concurso Nacional de Fotografia - Consigo a Melhor Imagem. Categoria: Fotojornalismo.

2015 Seleção para catálogo - 4th International Exhibition of Photography PHOTO EMOTION 2015. University Photo-Cinema Club Banjaluka / Bósnea e Herzegovina. - Fotografia: "Alto Reflexo" Série: Blocos, Reflexos e Reflexões.

Livros

2009 Participação no livro The Pinhole Camera - A Practical How-to Book For Making Pinhole Cameras And Images.
Autor: Brian J. Krummel.
Pittsburgh,PA.

2010 Participação no livro The Hole New World - Perspective: Goa International Pinhole Photography Contest 2010.
Autor: Goa Center of Alternative Photography.
Goa, Índia.